Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



mais um teaser

por Paulo Pinto, em 07.10.13

"Nem todos os que viram o filme 2012 se terão apercebido de que a explicação para o cataclismo que serve de base ao enredo do filme não foi elaborada por um qualquer argumentista de Hollywood, mas sim por um professor de liceu americano (...)" (38. Que tem de extraordinário o mapa de Piri Reis?, p. 128).

 

"[Os planos de Afonso de Albuquerque] incluíam, além disso, o desvio do curso do rio Nilo, com a ajuda da Etiópia, de forma a conduzir o Egito à ruína e, por consequência, ao colapso de todo o mundo muçulmano. Para esse efeito, chegou a pedir ao rei que lhe mandasse gente da Madeira, habituada ao trabalho de fazer levadas e trabalhos de hidráulica." (53. Quais eram os planos de Afonso de Albuquerque?, pp. 174-175).

 

"Alguns lembrar-se-ão: surgiram pelo verão de 2009, entre as eleições europeias e as legislativas e um pouco por toda Lisboa, uns cartazes em tons de azul e branco com a efígie dos principais líderes políticos de então, e com a legenda «mande a velha política portuguesa para bem longe daqui». (...); no topo, em letras bem visíveis, estava a mensagem principal: «A Conchichina Precisa Deles»" (64. Onde ficava a Cochinchina?, p. 203).

 

"«A História dos nossos dois países cruza-se há cerca de cinco séculos; os interesses e contradições de hábitos, culturas e religiões produziram o “direito à diferença” em salutar relação que tem perdurado durante séculos.» Não é fácil encontrar uma expressão acerca das relações Portugal-Japão mais infeliz do que esta, embora abra uma publicação dedicada aos 450 anos da chegada dos Portugueses ao arquipélago nipónico e o seu autor seja o presidente de Honra das respetivas comemorações oficiais" (79. Porque foram os Portugueses expulsos do Japão?, p. 245).

 

"Quem se der ao trabalho de ir ao ir ao YouTube e fizer uma busca por «cinnamon challenge», deparará com resultados desconcertantes; milhares de vídeos, de diversas nacionalidades, sobre uma tarefa estranha: comer uma colher de canela, sem água; tem direito a entrada na Wikipédia, em cinco línguas, e até o governador do estado americano do Illinois, Pat Quinn, se prestou a esse papel" (81. E qual a sua utilidade [das especiarias]?, p. 252).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:02




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D